O que são os parâmetros UTM e SRC, quais suas utilidades e como usá-los

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UTM e SRC são parâmetros são Tags adicionadas no final das URLs.

Elas fornecerão ao dono do endereço URL informações sobre qual anúncio, botão de CTA, postagem, página de vendas, etc foram clicados pelo cliente. Dessa forma, havendo um melhor rastreio de onde veio a venda.

Por que usar os parâmetros UTM ou SRC ?

Se você não usar URLs com parâmetros UTM/SRC, será bem difícil diferenciar as origens de tráfego que acontecem no site, blog, loja ou qual for. Sem a parametrização ficará tudo agrupado.

Isso torna muito difícil acompanhar a eficácia de suas campanhas e muito mais difícil entender o conteúdo de publicidade que realmente funciona com seu público.

Com os parâmetros UTM/SRC será possível avaliar quais anúncios são mais atraentes para clientes em potencial, o que leva a melhores anúncios. Você poderá usar esses dados para otimizar toda a sua estratégia de anúncios, gerando tráfego ainda mais valioso para o seu site.

Como usar o parâmetro SRC ?

O parâmetro SRC é mais simples, basta aplicar: ?src=nomenclatura 

Onde essa “nomenclatura” é o local onde você quer rastrear de onde veio o público.

Por exemplo:

www. link da sua página de vendas.com/?src=googleads

Ao adicionar “?src=googleads”, você conseguirá rastrear todas as pessoas que vieram desta fonte de tráfego. 

Ao invés de googles ads você poderia adicionar facebookads, taboola, bioinstagram, blog, Etc …

Como usar o parâmetro UTM ?

O parâmetro UTM funciona da mesma maneira do SRC, porém, com opções de rastreio mais específicas. Vejamos:

Você pode criar os códigos UTM manualmente ou usar o Criador de URLs de campanha do Google para gerar automaticamente URLs completos com os parâmetros definidos. Também é possível usar extensões de navegadores ou algumas ferramentas já fazem isso.

Observaremos na imagem a seguir que, o parâmetro UTM tem diferentes divisões com seus respectivos objetivos. Sendo alguns obrigatórios, outros opcionais.

Dessa forma, basta apenas colocar ao final da URL (podendo ser sua página de vendas ou link do checkout), os parâmetros UTM obrigatórios e suas respectivas nomenclaturas.

Para separar cada parâmetro utm utilize o “&” ( E comercial )  

Por exemplo:

www. link do checkout.com/?utm_source=facebookads&utm_medium=cpc&utm_campaing=insta-content

O que significam os 5 tipos de parâmetros UTM ?

  • Origem da campanha – utm_source – Identifica a origem do seu tráfego
  • Meio de campanha – utm_medium – identifica o meio de marketing em que o link foi compartilhado.
  • Nome da campanha – utm_campaign – identifica a campanha específica associada a esse link.

     Pode ser um lançamento, venda, conteúdo do instagram, oferta, notícia, ebook ou outra coisa.
  • Termo da campanha – utm_term – identifica o termo de pesquisa pago associado a um anúncio.

    Você usará isso principalmente para rastrear suas palavras-chave durante campanhas pagas de AdWords. Você pode também usá-lo para identificar aspectos de seu público em campanhas em redes de display.
  • Conteúdo da campanha – utm_content – Permite adicionar informações adicionais à sequência de caracteres da URL.

    Se você está fazendo testes A/B com seus anúncios, essa é uma métrica útil que traz detalhes sobre os anúncios. Você também pode usá-la para diferenciar links que apontam para a mesma URL

Onde eu vejo os resultados das análises dos parâmetros ?

Basta entrar na Evermart, ir no menu Pedidos e clicar em Exportar. 

Após isso selecione o email na qual queres que seja enviada a planilha e faça o download.

Será baixado uma planilha em formato Excel onde você verá os parâmetros UTM e SRC.

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