O que são e como usar os WebHooks ?

Estimated reading: 3 minutes 722 views

Webhooks são notificações automatizadas que informam outros aplicativos, plataformas ou sites sobre os eventos que acontecem em sua conta em tempo real. Mesmo que a Evermart não possua uma integração nativa com o aplicativo. É uma maneira de “conversar” com outros aplicativos.

Por exemplo, vamos a uma analogia para ficar mais fácil de compreender:

Imagine que você é uma enfermeira (o) e seu paciente está doente. Como você é uma pessoa competente e cuidadora, você vai ao quarto do paciente e mede a cada 30 minutos sua temperatura e sua pressão, isso durante todo o tratamento do paciente até ele melhorar.

Porém, imagine se ao invés de você ter que ir a cada 30 minutos averiguar os sinais dos seu paciente, você tivesse um aparelho que te avisasse como ele está, sem precisar ter que ir lá verificar !

Essa é a lógica por trás dos webhooks: os dados chegam instantaneamente de uma ferramenta para outra, sempre que uma ação ocorre. Sem intervalos de verificação, é instantâneo!

OBS.:  Os webhooks são uma funcionalidade um pouco mais avançada, pois precisam de um conhecimento de programação. Então recomendamos que você só crie um se sabe o que está fazendo.

Como usar os WebHooks na Evermart?

Passo 1 – Vá no menu lateral, na parte esquerda da tela, clique em “INTEGRAÇÕES”. Logo, após selecione a opção “WEBHOOKS”

Passo 2 – Após ter entrado no menu de integrações do Webhook, clique em “adicionar” e selecione as configurações que você deseja integrar.

Nessa opção “enviar para URL” você irá colocar o local para onde enviaremos as informações para serem automatizadas no seu sistema.
A opção que está exemplificada é um site gratuito para isso, caso não tenha um próprio, clique aqui para acessá-lo.

Passo 2.1: Para conseguir a URL para colocar na integração do Webhook, dentro do site que exemplificamos (site), na opção “Seu URL exclusivo”, copie e cole-o no campo “enviar para URL” dentro da evermart.

Agora o seu Webhook já está integrado!

Para vê-lo funcionar, basta que o cliente realize a ação configurada na página de integração da evermart e observar todos os dados dentro do site da Webhook, no caso exemplificado, aqui: www.webhook.site

Todas as informações referentes à ação do cliente serão exibidas na parte direita da tela.

Documentação dos webhooks

Aqui estarão os parâmetros para traduzir a nossa “linguagem” que enviaremos para você relacionada a ação do WebHook: AQUI

Deixe um comentário

CONTENTS